segunda-feira, 2 de novembro de 2009

SACIEDADE 09

Em comemoração ao Dia Mundial do Escritor, foi lançada (dia 13 de outubro) a nona edição da antologia virtual "Saciedade dos Poetas Vivos", pelo portal Blocos Online. A coletânea reúne trabalhos de 17 autores sobre o tema "Estações". Com seis poemas, figura entre eles a escritora Regina Vilarinhos, de Volta Redonda.




Na década de 90, a coleção de 13 volumes publicada pela Editora Blocos ficou famosa por reunir vários autores em torno de um mesmo tema. Detacou-se também por trazer nomes já consagrados entre os escritores. Affonso Romano de Sant'Anna e Martha Medeiros são exemplos de escritores que já participaram. A nona edição traz como convidados especiais os poetas Elisa Lucinda, Celso Gutfreind e Wilson Bueno.



Em 2006, a antologia ganhou a web e trocou as páginas de papel pelas virtuais. Assim, os autores não precisariam mais ficar com os exemplares para tentar vendê-los. Resultado: quase cem vezes mais leitores mensais - sem gastos com remessa nem risco de extravio. O "livro" fica disponível no portal, onde é lido diariamente por cerca de três mil internautas de vários países diferentes.



Qualquer semelhança do título com o filme "Sociedade dos Poetas Mortos" não é mera coincidência. A ideia da paródia foi fazer uma crítica à cultura da valorização póstuma dos poetas. "O título significa saciar de poesia os vivos. Dar valor aos poetas que estão vivos. De toda a parte", explica Regina.

por Clarissa Coli
Para ter acesso a matéria completa, acessar o link.
Pam

Nenhum comentário: