terça-feira, 8 de dezembro de 2009

PROGRESSÃO CONTINUADA

Aos alunos que "passam de ano" e estão felizes por isso.
Aos professores que mal se importam e trabalham à base de "bolinhas".
À falha educação de nosso país, que não forma cidadãos críticos, porque não é interessante formar gente que pensa.
Nosso "país do Carnaval", (com letra maiúscula mesmo), repete insessantemente:
"Eu não repito, eu não repito, eu não repito...", porque... é verdade! E viva a Progressão Continuada!
Segundo a banda Cavalo do Cão: "Um dia uns caras que usam terno e vivem no Planalto, aqueles mesmos caras que tem filhos que estudam em escolas particulares, alguns até no exterior, decidiram que tem o poder de decidir sobre a vida dos filhos dos outros, principalmente dos menos abastados, que não precisam de ensino para seu futuro. Sempre serão os mesmos e podem passar por sua vida escolar sem aprender nada. Assim, criaram uma lei chamada Progressão Continuada".
Então, pela Banda Cavalo do Cão - Progressão Continuada.

Pam Orbacam



"Nos últimos anos do século XX, sob o impacto das enormes mudanças ocorridas na sociedade, do avanço da tecnologia e meios de comunicação de massa, da constatação cada vez mais óbvia de que a sociedade do futuro será a do conhecimento e que este determinará a riqueza das nações, é promulgada uma nova Lei de Diretrizes e Bases Nacionais (LDB) aprovada em 1996, sob a inspiração do educador Darcy Ribeiro. A nova LDB foi exaustivamente debatida pela sociedade e trouxe os primeiros ventos de modernização e real democratização para o sistema educacional brasileiro recebendo a aprovação do Congresso Nacional, das entidades de classe e de todos os diferentes partidos políticos.É, portanto, na LDB de 1996, que já estão inscritas e garantidas as diferentes formas de organização do ensino que ampliam as possibilidades de avanço e respeito à aprendizagem dos alunos. É nela que está claramente proposta a aprendizagem em progressão continuada na forma de ciclos. Lá estão apontadas, também, as formas de fazê-lo com sucesso: ampliação da jornada escolar, a recuperação paralela e contínua dos alunos com dificuldades de aprendizagem, as horas de trabalho coletivo remunerado do professor para avaliação e capacitação; a proposta de esquemas de aceleração de aprendizagem para alunos multirrepetentes com grande defasagem idade-série; além do direito à reclassificação de estudos para todos aqueles que conseguiram aprender independentemente da freqüência às escolas. É uma lei revolucionária, que buscava provocar enormes mudanças no sistema educacional brasileiro, na medida em que refletia o espírito de seu patrono: criar condições de acesso ao conhecimento para toda a população, o que até então a escola brasileira fora incapaz de fazer."
Fonte: http://www.centrorefeducacional.com.br/progrcont.htm

Um comentário:

Edson Bueno de Camargo disse...

Depressão continuada, isso sim.